Introdução à Teoria Musical (online)

FACILITADORES DA OFICINA: Everton Machado, Felipe Braz e Maurício Silva

Everton é trompetista, arranjador, compositor e regente. Começou aos 11 anos na igreja, logo depois no Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM-UFF), em Villa Lobos, Conservatório de Niterói. Graduado em Música pela UNIRIO. Deu aula em vários projetos sociais, hoje leciona cursos de Música além de Trompete e Trombone no Conservatório de Niterói e no Curso Básico da Villa-Lobos. É Regente da Banda Municipal de Niterói. Como compositor, tem trabalhos na Itália, EUA, Japão, Israel, gravações na Angola, Portugal, França, entre outros.

Felipe é flautista, formado pela faculdade federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com o professor Sergio Barrenechea e participou de vários Masterclass, com os flautistas Rafaelle Trevissani (Itália) Lucas Robato (Bahia) Gabriel Gõni (Cabo verde), Laura Ellen Paulu, Liza Arnes entre outros atuou em várias orquestras dentre elas orquestra do festival de Música de Campos dos Goytacazes, orquestra sinfônica Brasileira, orquestra sinfônica Nacional (UFF) criou o Quinteto quinta justa, é criador da escola de flauta On-Line Braz flute Institute, atuou também no Camerata Suburbana, é professor do conservatório de música de Niterói, professor do projeto Música nas Escolas, professor do projeto Aprendiz (Niterói), atualmente é solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Maurício é solista, CEO, professor, produtor, compositor, maestro e muitas outras definições descrevem a sua carreira entre elas: mestre em clarineta pela The University of Iowa e com uma bagagem que inclui turnês internacionais, prêmios, colaborações com artistas consagrados e indicados ao Grammy, bem como performances nos Estados Unidos, Japão, Aruba, Israel e França, ele tem honrado a crítica de Lauro Pinto Gomes que dizia ser ele “uma das maiores revelações da nova geração de clarinetistas”.

ONLINE
Dias: quartas, quinta e sexta-feira 
Horários: 10h (quarta-feira) e 8h (quinta e sexta-feira)
Duração: 1h
Faixa etária: a partir de 12 anos

Conteúdo

A presente oficina visa equipar o aluno com ferramentas teóricas e aurais que contribuam significativamente para o desenvolvimento intelectual musical. Ao final do curso, aluno terá uma sólida noção dos principais fundamentos teóricos, leitura rítmica e solfejo de partituras e conhecimento sobre estilos e formas musicais desenvolvidas através da história.